Saiba Mais Sobre a Caminhada e a Corrida de Rua

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Em busca de atividades que proporcionem sensação de bem estar e liberdade, muitas pessoas recorrem à caminhada ou a corrida, ambas tem como finalidade alcançar melhor funcionamento do organismo, ajudando no emagrecimento e manutenção do peso e a diminuir o estresse e ansiedade.

 

A caminhada faz parte do dia a dia de todos, desde o momento em que a humanidade começou.

 

Algumas pessoas preferem adotar a caminhada diária para melhorar sua qualidade de vida, pois além dos benefícios físicos, também ajuda a mente e o emocional, a pessoa não precisa ficar presa a uma academia, mas pode fazer sua atividade ao ar livre e sempre variar os caminhos por onde caminha e contemplar as diferentes paisagens a sua volta.

 

A corrida também é bem antiga e vem desde a pré-história, quando era necessário correr atrás da caça, hoje, correr não é uma necessidade como naquele tempo, mas é uma forma de manter o condicionamento físico.

 

A corrida como conhecemos hoje (o atletismo e maratona) se originou a partir de uma lenda que diz que um homem precisava levar à Atenas a notícia que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona e para isso ele correu 35 quilômetros, mas após dar a notícia ele caiu no chão e morreu.

 

Se parar para analisar, essas são atividades que fazem parte da história da humanidade, da nossa evolução e há vezes que não damos a menor atenção para elas. Hoje sabemos que a caminha e a corrida são benéficas à saúde, no entanto, nem todos sabem quais são esses benefícios.

 

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

Corrida e Caminhada

 

 

A caminhada é uma atividade física aeróbica leve muito eficaz e benéfica a saúde. São muitos os benefícios que podem ser alcançados por essa atividade simples, algumas delas são:

 

  • Melhora a Circulação: caminhar reduz a pressão arterial, isso acontece, pois durante o exercício o fluxo de sangue aumenta e expande os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão;

 

  • Melhora o funcionamento do pulmão: durante a caminhada ocorrem trocas gasosas mais poderosas e intensas, ajudando a expelir as impurezas do pulmão, deixando-o livre de catarros e poeira;

 

  • Combate à depressão: durante a caminhada nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina que é responsável pela sensação de alegria e relaxamento, o que ajuda a diminuir e combater a depressão;

 

  • Aumenta a sensação de bem estar: uma caminhada rápida em áreas abertas, como parques, áreas bem arborizadas, pode melhorar significativamente a saúde mental, melhorando o bem estar e o humor.

 

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Esses são apenas alguns dos benefícios que você pode ter com essa Atividade Física, contribuindo para o melhoramento da saúde de uma geral. Uma sugestão para você começar a praticar a caminhada é:

 

1ª semana: praticar por 10 minutos, 3/semana;

2ª semana: praticar por 15 minutos, 3/semana;

3ª semana: praticar por 20 minutos, 3/semana;

4ª semana: praticar por 25 minutos, 3/semana;

Após um mês: praticar por 30 minutos, 3/semana;

Após 6 meses: praticar por 40 minutos, 3/semana;

Após um ano: praticar por 60 minutos, 4/semana.

 

Caminhar 30 minutos 3 vezes por semana já é o suficiente para poder obter os benefícios, mas mesmo que você não possa ou esteja no começo da prática é melhor caminhar pouco do que não caminhar, para poder manter um bom funcionamento do corpo.

 

BENEFÍCIOS DA CORRIDA

Corrida e Caminhada

 

 

Os benefícios da corrida vão desde a saúde até a boa forma, alguns deles são:

 

  • Aumento do HDL (colesterol bom);

 

  • Diminuição da gordura corporal;

 

  • Diminuição das triglicérides;

 

  • Diminuição do risco de doenças cardíacas devido ao aumento da circulação sanguínea;

 

  • Redução da pressão arterial;

 

Por ser uma atividade aeróbica, também beneficia:

  • Os pulmões: que passam a funcionar melhor contribuindo para uma melhor respiração e limpeza do pulmão;

 

  • A musculatura: a resistência dos músculos e tonificação dos mesmos, principalmente dos músculos dos membros inferiores, aumenta;

 

  • O estado mental e emocional: correr ao ar livre ajuda a melhorar o humor, diminui o estresse e aumenta a sensação de bem estar, melhorando a qualidade de vida do praticante.

 

Os benefícios da corrida são mais intensos do que na caminhada, devido o fato de ser uma atividade que exige mais do praticante e trabalha todas as áreas do corpo.

 

ONDE PRATICAR ESSAS ATIVIDADES

Para praticar qualquer atividade física é bom ir ao médico para saber como anda sua saúde, qual é a intensidade de exercícios que você pode fazer e principalmente, como está seu coração e articulações.

 

Para correr ou caminhar você não precisa ir à academia ou comprar um esteira, a não ser que você prefira esse tipo de ambiente.

 

Essas atividades podem ser praticadas ao ar livre, onde você achar melhor, numa praça, nas ruas perto da sua casa, no caminho para o trabalho ou na volta, enfim, você tem a liberdade de praticar onde se sentir melhor.

 

QUANTO TEMPO LEVA PARA OBTER RESULTADOS

Os resultados não acontecem da noite para o dia, é preciso determinação e dedicação, além disso, cada corpo é único e tem metabolismo diferente.

 

Algumas pessoas podem ver resultados físicos (melhor aspecto da pele, tonificação muscular, emagrecimento) em poucos meses e outras pessoas podem ver esses mesmos resultados em um período maior.

 

O interessante é associar a atividade física a uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Procure um professor de educação física e um nutricionista para te ajudarem a alcançar os objetivos desejados.

SÃO ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU COLETIVAS?

Ambas as atividades podem ser praticadas individualmente ou em grupo. Você pode convidar seus parentes e amigos a praticarem essas atividades junto com você, isso melhorará o relacionamento e socialização.

 

Se você deseja ter uma vida melhor com uma boa saúde, disposição e alegria, faça o teste, você não vai se arrepender.

 

Tire algumas dúvidas sobre atividade muito bacana “Pilates

 

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